EDUCAÇÃO

Voltar
07/06/2019 | 13h12 | Prefeitura de Goiânia

Escola municipal promove oficinas com poetas na preparação para Olimpíada de Língua Portuguesa

Prefeitura de Goiânia
Prefeitura de Goiânia

Instituição participa pela primeira vez da competição e prepara as turmas participantes quanto aos gêneros literários

As inscrições para as Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa (OLP) encerraram no dia 13 de maio e, até 09 de agosto, as escolas participantes realizam oficinas preparatórias com os alunos, trabalhando os gêneros textuais, como a poesia. A Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral quis sair no comum e promoveu um momento com ninguém melhor para falar do tema: poetas! Durante a manhã desta quarta-feira, 5, escritores participaram de encontro com alunos da unidade, tirando dúvidas e instigando-os a participar, com ainda mais afinco, da competição.

A oficina foi ministrada por três poetas às turmas E do Ciclo III, discutindo as principais características do gênero, como construir uma poesia, além da diferença entre ela e o poema. O momento complementa trabalho feito em sala de aula que envolve, também, os diferentes tipos de poesia, entre eles, o cordel. A professora Cláudia, coordenadora do projeto, comenta que o convite aos poetas partiu da necessidade de “proporcionar o saber prático e reflexivo, além de aprimorar a compreensão da linguagem contida na poesia, um gênero tão presente em nosso dia a dia”.

A docente comenta, ainda, sobre a importância em focar na poesia, um gênero muitas vezes relegado ao segundo plano nas lições sobre gêneros textuais. Para ela, a poesia “promove a sensibilidade por ser uma forma artística de ver a vida”. Cláudia destaca que inseri-la de forma lúdica no aprendizado dos alunos quebra barreiras de resistência, de forma a atingir resultados mais efetivos. Esta é a primeira vez que a escola participa da Olimpíada e não quer fazer feio! Tanto que as formações não param por aí!

Outros eventos voltados à preparação para a OLP estão agendados, entre eles, uma videoconferência liderada por um dos poetas convidados hoje na qual escritores de outros estados conversarão com os estudantes.

Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. A edição deste ano homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo e traz, como tema das produções, “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.

O término das oficinas antecede a etapa escolar, entre 12 e 19 de agosto, na qual diretores organizam as comissões julgadoras escolares e enviam as produções que representarão a escola na OLP. As próximas fases (municipal, estadual e regional) são compreendidas entre 22 de agosto e 19 de novembro e finalizam com a seleção dos finalistas após uma série de atividades culturais e formativas. A etapa nacional acontece no dia 28 de novembro, da qual 28 alunos vencedores e seus professores serão selecionados. O evento de premiação está previsto para 09 de dezembro. 

Compartilhe: