EDUCAÇÃO

Voltar
06/06/2017 | 10h51 | Redação PUC Notícias

Programação foca na segurança do trabalhador


Reprodução

De 5 a 9 de junho, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da PUC Goiás realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), nos câmpus da instituição. A programação voltada para funcionários aponta a importância da temática central Trabalhar com segurança é garantir a saúde. 


Segundo a coordenadora de Recursos Humanos, Graciele Teles, o tema é fundamental porque um dos problemas hoje, em todo contexto de organizações do mundo e do Brasil. “O trabalhador se mantém em contato com inúmeros riscos que podem ser considerados como doenças ocupacionais. É necessário incutir a cultura da prevenção e não a da reparação. Dessa forma, preparamos o trabalhador para se proteger dos riscos”.


O evento foi aberto nesta segunda-feira, 5, no Auditório da Área 1 com a palestra Gerenciamento de Sistema Operacional – Um novo paradigma, com palestra do professor da PUC Goiás, Salmen Chaquip Bukzem. Ele falou que este é um conceito novo e interacional (SMS). “É uma forma diferente de ver as coisas, emitir recomendações de segurança, pregar todos os esforços para evitar que o acidente aconteça”.


Também participaram do primeiro dia do evento as professoras Andrea Maria Kamil Malta e Daniela de Lima, supervisoras do programa de ginástica laboral AlongaRH. “O nosso trabalho diário é promover a ginástica laboral para os funcionários da PUC para o alívio das tensões e prevenção de lesões por esforço repetitivo. Aqui estamos lembrando que o serviço é realizado diariamente e é voltado para a segurança do trabalho, tanto físico, quanto emocional”, explicou Daniela, sobre o trabalho, que foi apresentado para os participantes do primeiro dia.


A programação da Sipat é coordenada por Michel Keursten, presidente da Cipa do Câmpus I da PUC Goiás. Amanhã, o evento será realizado no Câmpus V. (Com entrevistas da estagiária Ana Paula Leal)

 

Compartilhe: