ENTRETENIMENTO

Voltar
05/04/2017 | 11h45 | Goiás Agora

Filarmônica apresenta Concertos Especiais


Reprodução

A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta na quinta-feira, dia 6, uma apresentação da série Concertos Especiais com o maestro e violinista Alessandro Borgomanero. O espetáculo acontece no Teatro Basileu França, às 20h30, e a entrada é gratuita. No programa, a abertura da ópera La Clemenza di Tito e o Concerto para violino nº5, ambas de Mozart, e a Sinfonia nº101 de Haydn. O espetáculo é indicado para maiores de oito anos e estará sujeito à lotação máxima do teatro.

 

Alessandro Borgomanero nasceu em Roma, mas vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a orquestra em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

 

Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra de cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

 

Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil.

 

A Orquestra Filarmônica de Goiás
A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa do Governo do Estado que está vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte e ao Centro Cultural Oscar Niemeyer.

 

O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e músicos que trabalham para que os espetáculos aconteçam ano a ano.

 

Compartilhe: