ENTRETENIMENTO

Voltar
08/10/2019 | 17h12 | Governo de Goiás

19ª Goiânia Mostra Curtas começa nesta terça-feira


Governo de Goiás

O festival traz como tema o Amor e suas Formas e homenageia Helena Ignez, uma das principais atrizes e cineastas do país.


Entre os dias 8 e 13 de outubro, o público poderá conferir uma ampla programação que integra a 19ª Goiânia Mostra Curtas, em uma grande amostragem do cinema brasileiro. O festival, que traz como tema o tema O Amor e suas Formas, será realizado no Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina, unidades da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), e a entrada é gratuita.

 

Nesta edição, serão exibidas 87 obras, selecionadas dentre as mais de mil inscrições recebidas pelo festival, oriundas de 23 Estados e do Distrito Federal.  O roteiro inclui mostras competitivas, Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas, além de homenagens, debate e pocket show. Na Vila Cultural, haverá a Feira Audiovisual, com oficinas, master classes, painéis, laboratório de roteiros, lançamento literários, encontros com realizadores e animação, e evento de network.

 

A noite de abertura, no dia 8, às 20 horas, será marcada pela celebração a uma das principais atrizes e cineastas do país, Helena Ignez, homenageada da 19ª Goiânia Mostra Curtas. A edição deste ano enaltece a trajetória da protagonista de obras icônicas como “O Padre e a Moça”, “O Bandido da Luz Vermelha”, “A Mulher de Todos” e “Copacabana mon Amour”, além de diretora de filmes premiados.

 

Na solenidade haverá também a exibição de O Pátio, filme que completa 60 anos e que foi o primeiro trabalho de Helena como atriz de cinema. Em seguida, Extratos, dirigido por sua filha, Sinai Sganzerla, com registros filmados por Helena e Rogério, seu esposo, durante o período em que o casal esteve exilado pela ditadura militar. E para fechar, tem o experimental Ossos, dirigido por Helena em 2014 e inspirado na Classe Morta, de Tadeusz Kantor.

 

A 19ª Goiânia Mostra Curtas é promovida pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), com apoio institucional do Governo de Goiás, por meio da Secult.

Compartilhe: