ENTRETENIMENTO

Voltar
05/04/2017 | 11h43 | Goiás Agora

Cineteatro São Joaquim será inaugurado em maio


Reprodução

O Cineteatro São Joaquim deve ser inaugurado no próximo mês de maio. As obras de restauração do espaço estão em fase final. A maior parte da estrutura física está concluída, e os equipamentos de som, projeção e iluminação estão sendo testados. O Cineteatro volta com adequações de acessibilidade e pronto para receber eventos de teatro e cinema.

 

A requalificação do espaço teve início em julho de 2015. O edifício do Cineteatro São Joaquim foi inaugurado em 1857, por iniciativa de comerciantes da antiga capital de Goiás. Durante a fase áurea do teatro, que durou mais de 30 anos, a cidade vivenciou peças teatrais e musicais que contribuíram decisivamente para a formação artística daquela população. Em 1909, outra atividade foi incrementada no local, com a instalação do cinema. No início da década de 90, o teatro passou por reforma e adaptação de suas instalações, e tem se consolidado desde então, como palco de importantes apresentações culturais da cidade e casa do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

 

No último fim de semana, a secretária da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, acompanhada da prefeita da cidade, Selma Bastos, fez uma visita às obras. Raquel ressaltou a importância da obra para a cidade, que tem a forte característica de ser um berço cultural. “O Cineteatro renovado fortalece o título de Patrimônio Histórico da cidade”, disse Raquel.

 

O restauro do Teatro é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O prédio é propriedade da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a obra é de responsabilidade da Prefeitura e os recursos são federais, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, do Ministério da Cultura. O PAC Cidades Históricas está realizando seis obras estruturantes na cidade de Goiás (GO), primeira capital do Estado, que este ano completa 290 anos de fundação. São seis obras estruturantes: a recuperação da Ponte da Cambaúba, as restaurações da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, do Mercado Municipal e da sede da Prefeitura e as requalificações da Diocese – instalação do arquivo diocesano e do Cineteatro São Joaquim. Quatro dessas obras já foram concluídas e as duas restantes serão entregues este ano – a restauração da sede da Prefeitura e o Cineteatro São Joaquim.

 

Compartilhe: