ENTRETENIMENTO

Voltar
12/06/2018 | 16h14 | Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte

Escola municipal promove alfabetização por meio da música clássica


Núbia Alves

Na tarde desta quarta-feira, dia 13, a Escola Municipal João Paulo I, localizada no Jardim América, promove a primeira Tarde Cultural, evento que reúne práticas de alfabetização por meio da música clássica e erudita.

 

O projeto foi elaborado pela equipe gestora do período vespertino, com o intuito de proporcionar às crianças conhecimento cultural e artístico além do que é ensinado pela grande mídia. É o que conta a coordenadora pedagógica Elaine Ribeiro.

 

“Fizemos um desafio de pensar em oficinas para chamar a atenção das crianças, além de coisas da Disney. Procuramos garantir o conhecimento clássico e foi muito legal, porque migramos e tentamos colocar as crianças em contato com a música erudita e clássica”, contou.

 

Participam do evento cerca de 170 crianças, desde a educação infantil até o Ciclo I, com idades entre 4 e 9 anos. As oficinas trabalhadas pelos alunos levam o nome de sete grandes músicos classicistas: Tchaikovsky, Beethoven, Bach, Chopin, Vivaldi, Verdi e Mozart.

 

Elaine conta que o processo de alfabetização se deu a partir dos conhecimentos e questionamentos que cercaram os alunos a partir das oficinas. “Elas (crianças) estudaram sobre histórico dos músicos, sobre a vida e, a partir daí, a alfabetização, por meio da formação dos temas geradores e questionamentos que surgiam a partir do momento que elas estudavam”, frisou.

 

A Tarde Cultural começa a partir das 14h e terá como participação especial apresentação de alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além disso, estudantes da própria instituição farão apresentações artísticas com temas variados.

 

SERVIÇO

Escola Municipal João Paulo I promove alfabetização por meio da música clássica
Dia: 13 de junho (quarta-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: Escola Municipal João Paulo I, Jardim América

Compartilhe: