ENTRETENIMENTO

Voltar
11/10/2019 | 15h45 | Governo de Goiás

Festival Gastronômico da Serra da Mesa é neste fim de semana


Governo de Goiás

O Josephina’s - Comida de Tradição vai ser realizado nesta sexta-feira, dia 11, e no sábado, dia 12, no Centro Histórico de Niquelândia. O cardápio valoriza a produção dos municípios que integram a Região Turística do Vale da Serra da Mesa, respeita a história e os sabores seculares, e chega aliado a propostas inovadoras, dentro do programa Rotas Gastronômicas lançado pelo Governo de Goiás, através da Goiás Turismo.

 

O 1º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa vai oferecer pratos com destaque para produtos regionais, como o Arroz Serra Negra e Casal Raiz, que levam pequi, queijo e tempero especial, além da Carne de Garimpeiro com Cuscuz, Pururuca de Senzala, Ceviche Serra da Mesa, Farofa do Muquém, Queijos Temperados, Abraçadinhos na Serra, Caldo com Pururuca de Tiras e Pamonha na Chapa com Lombo de Porco.

 

Quem gosta de doce também vai estar bem servido: Biscoito Fervido, Bolo de Cuia, Biscoito Pau a Pique e o Quebrador de Flor Josephina’s prometem agradar. A festa vai ser no Casarão, que fica na Praça da Matriz, no Centro Histórico de Niquelândia. Minaçu, Padre Bernardo, Porangatu e Uruaçu, que ajudam a compor a Região Turística, fazem parte do Festival, assim como Mara Rosa, que participa tendo o açafrão como atração.

 

Os empresários de Niquelândia que vão servir suas especialidades durante essa grande festividade da culinária regional estão sendo incentivados a manter esses pratos no cardápio depois do evento, contribuindo para formatar a identidade da Rota Gastronômica. Muita comida boa, atrações musicais e culturais fazem parte da programação. O Josephina’s é um festival do Programa Rotas Gastronômicas, realizado pelo Governo do Estado por meio da Goiás Turismo.

 

Com o sucesso alcançando pelo Caturama, no último fim de semana em Silvânia, que superou todas as expectativas de público mais otimistas, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirma ter “ainda mais certeza de que acertamos na adoção de um novo modelo de festival, que trabalha de forma regionalizada, valorizando o produto feito com elementos locais, fortalecendo a economia da região e ainda oferecendo linhas de crédito especiais e resgatando pessoas em situação de vulnerabilidade”.  

 

Programação


A abertura oficial do Josephina’s - Comida de Tradição está marcada para as 18 horas desta sexta-feira, dia 11, com apresentações culturais de Niquelândia. Além de tanta comida gostosa, vai ter Congada, Orquestra Lírios do Vale, Orquestra de Violões Sinfonia do Cerrado e shows com cantores locais. Às 20h30 começam as apresentações com os artistas do Vale Serra da Mesa e às 22h30 tem a dupla sertaneja Ivon e Ivoney.

 

No sábado, dia 12, a festa se inicia cedo. De manhã tem Cenáculo com Maria e atividades na Igreja São José. Como o dia é das crianças, às 11h30 tem o Mini Chef, em parceria com as escolas. Às 12h30 tem música: pagode, sertanejo, raiz e popular. No final da tarde, às 17 horas, vem as apresentações culturais do Vale e às 20h30 os artistas locais. Para fechar a festa da culinária da região, está agendado para as 21h30 o show Três Cantos com Pádua, Maria Eugênia e Tom Cris. 

 

Rotas Gastronômicas regionalizadas – tripé


O Programa Rotas Gastronômicas reúne Sustentabilidade, Inclusão Social e Empreendedorismo. O objetivo é desenvolver a Gastronomia nos municípios goianos por meio da criação de rotas gastronômicas regionais, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer o potencial culinário das 10 Regiões Turísticas do Estado, movimentando a economia goiana. A regionalização é o foco e o grande diferencial do projeto. A partir dessa iniciativa inédita, os municípios terão apoio do Governo do Estado na identificação dos produtos e realização de festividades gastronômicas, atividades de roteirização e noções de economia para agregar valor ao produto existente na comunidade.

 

O Programa da Goiás Turismo, além disso, vai atuar no resgate de talentos, proporcionando o exercício da cidadania e melhoria de qualidade de vida da população. A preocupação com o Meio Ambiente também faz parte do Rotas Gastronômicas, que irá promover a qualificação sobre os potenciais nutricionais, culturais, econômicos, medicinais e ambientais dos alimentos da sociobiodiversidade, relacionando-os ao movimento da Gastronomia Regional, à Agricultura Familiar, Agroecologia, Economia Solidária e Educação Ambiental.

 

Dentro dessa nova perspectiva, os municípios de Niquelândia (Região do Vale Serra da Mesa), Silvânia e Goiandira (Região da Estrada de Ferro), Cristalina (Região do Ouro e Cristais), Santa Rita do Araguaia (Região Pegadas no Cerrado) e Terezópolis (Região dos Negócios e Tradições) se engajaram para trabalhar regionalmente, por meio de Festivais Gastronômicos e seminários de Turismo e Gastronomia.

 

Cooperação técnica em favor dos goianos


A Goiás Turismo assinou Termos de Cooperação com três entidades, para beneficiar toda a sociedade. O primeiro Termo prevê a parceria com o Ministério Público do Trabalho em Goiás no Projeto Cozinha e Voz, para resgatar pessoas em situação de vulnerabilidade. O segundo deles é com o Sebrae, para capacitação. O último acordo, com a Goiás Fomento, é para oferecimento de linha de crédito especial para o Turismo.

 

Serviço:


Evento: Josephina’s – 1º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa


Data: 11 (sexta-feira) e 12 (sábado) de outubro de 2019


Horário: 18h (sexta-feira) e 11h30 (sábado)


Local: Casarão Dona Antônia de Pádua, Rua E, nº 2, Centro Histórico – Niquelândia (GO)

 

Mais informações: (62) 3201-8106

Compartilhe: