ENTRETENIMENTO

Voltar
03/12/2018 | 16h38 | Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo - Prefeitura de Goiânia

Goiânia recebe Mostra Cinema e Direitos Humanos a partir desta quarta-feira


Em parceria com a Prefeitura de Goiânia, Mostra traz como tema os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Evento segue até domingo, 9.

 

 

Em parceria com a Prefeitura, Goiânia recebe a 12ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Neste ano, com a exibição de 40 filmes, o tema escolhido foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos em 2018. As sessões são gratuitas e vão do dia 4 a 9 de dezembro, a partir das 20 horas, no Cine Cultura, situado na Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, no Centro.

Divididos em quatro mostras, os filmes vão falar de temática, panorama, mostrinha, público infanto-juvenil, e homenagem à carreira do ator e diretor Milton Gonçalves. A ação é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA).

“Este é o décimo ano que estou coordenando a produção da Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Goiás. É possível percebermos a diferença que a mostra faz nos espectadores que vão acompanhar os filmes e os debates. Os discursos dos filmes trabalham efetivamente na construção de um olhar mais humanitário do espectador. É um prazer sempre trazê-la para a cidade”, afirma a coordenadora de produção local Maria Abdalla.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.

Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption e, em sessões selecionadas, haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta.

Com mais de 70 filmes no cinema, o ator e diretor Milton Gonçalves, homenageado na Mostra, é um dos mais prolíficos artistas do país. Presente nas telas e palcos desde a década de 50,  participou da história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros.

SERVIÇO

Goiânia recebe 12ª Edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos a partir desta quarta-feira
Data: 4 a 9 de dezembro de 2018
Horário: 20 horas
Local: Cine Cultura, Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, 2 Centro.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo.

Compartilhe: