ENTRETENIMENTO

Voltar
05/10/2017 | 14h29 | SEDUCE

Ravel e Beethoven são destaques em concerto da Filarmônica


Apresentação será dia 8, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

O público que aprecia a boa música tem encontro marcado neste domingo, dia 8/10, com a Orquestra Filarmônica de Goiás que se apresenta com o consagrado pianista Fabio Martino. O espetáculo tem início às 11 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com entrada gratuita.

 

Sob a regência do maestro Neil Thomson, Martino apresentará o Concerto para Piano nº5, de Beethoven, popularmente conhecido como o concerto do Imperador, e famoso por ser a última composição para piano do alemão.  Também fazem parte do programa as obras Os quatro temperamentos, de Nielsen, e os famosos Boleros de Maurice Ravel.

 

O Regente

Neil Thomson nasceu em Londres, Inglaterra. Estudou violino e viola na Royal Academy of Music e regência no Royal College of Music. Foi o mais jovem maestro a ocupar o cargo de Regente Titular do Royal College of Music, sendo nomeado, em 1994, membro honorário da instituição pela excelência dos serviços prestados.

 

Sua carreira tem sido marcada por uma crescente atuação internacional. Além de dirigir as principais orquestras do Reino Unido, Thomson tem atuado como regente convidado da Filarmônica de Tóquio, da Sinfônica do Estado de São Paulo, da Sinfônica de Israel, da Filarmônica de Kansai, da Orquestra Nacional Romena, entre outras.

 

Fabio Martino

O músico começou a tocar piano ainda jovem, no instrumento de sua avó. Após uma formação nas principais universidades do Brasil e Alemanha, Martino compra seu primeiro instrumento Steinway. Nesse período, o pianista já havia conquistado o primeiro lugar no maior concurso internacional de piano da América Latina, o “Bndes”. Daí em diante veio outros significativos concursos, o lançamento do seu primeiro CD solo, o novo álbum Passion, em 2013.

 

A maestria e o carisma especial no palco levaram também Fabio a diversas produções de filme e TV, além de gravações ao vivo para as rádios brasileiras, alemãs e a BBC. Críticos já o comparam com Nelson Freire, Martha Argerich, Claudio Arrau e Sviatoslav Richter. Atualmente o músico reside na Alemanha e como uma marca registrada apresenta-se sempre com uma gravata borboleta de laço feito a mão.

 

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com sede no Centro Cultural Oscar Niemeyer, também unidade da Seduce.

 

ANOTE:

Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás

Data: Domingo, 8/10

Horário: 11h pontualmente

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Entrada gratuita

Compartilhe: