JORNALISMO

Voltar
05/06/2019 | 16h00 | Governo de Goiás

Curso atualiza enfermeiros sobre diabetes


Erus Jhenner

Treinamento é oferecido pela SES-GO aos profissionais que atuam na rede de atenção básica de Goiânia
 

A Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) promove, de 5 a 7, quarta a sexta-feira, o curso Atualização profissional do enfermeiro para atendimento de portador de diabetes. O treinamento terá a participação de 84 profissionais que atuam na Atenção Primária – Estratégia Saúde da Família e Centros de Saúde – da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Os três dias de aperfeiçoamento serão na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, em Goiânia.

 

Durante os três dias do curso, serão abordados temas pertinentes ao cuidado com o portador de diabetes, como educação em diabetes, os benefícios da atividade física e educação nutricional, tratamento farmacológico, monitorização de glicemia, metas glicêmicas, e o manuseio das insulinas, principalmente os análogos de insulina.

 

Andréia Sardinha, nutricionista da SES-GO, explica que o Ministério da Saúde publicou e instituiu em 2018 o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Diabetes Tipo 1 para o manejo da doença na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), o texto inclui como tratamento as insulinas análogas de ação rápida.

 

“A terapia já é adotada em Goiás e se faz necessário que o enfermeiro se mantenha atualizado nas ações que lhe competem no atendimento multiprofissional ao portador de diabetes”, explica Andréia.  

 

Prevenção e cuidado

 

Os participantes também serão atualizados sobre o manejo das complicações do diabetes, com ênfase no cuidado com os pés e prevenção do pé diabético – uma das principais causas de amputação de membros inferiores em pessoas com diabetes, o que gera aumento de índice de internações hospitalares por causa das úlceras nos pés e, por consequência, futura amputação de membro inferior.

 

Em 2018, o curso de atualização permitiu o treinamento de 52 enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Este ano, a SES-GO já promoveu outros dois cursos, com atualização de 33 profissionais.

 

Mais informações: (62) 3201-3784 / 3201-3816 / 3201-3811

Compartilhe: