JORNALISMO

Voltar
18/06/2019 | 12h21 | Adriana Moraes - da Editoria de Saúde

Maternidade Dona Iris recebe representantes do Hospital do Coração e Ministério da Saúde


Foto: Ana Carolina

Os representantes das duas instituições elogiaram o trabalho que é realizado na maternidade.

O Hospital e Maternidade Dona Iris, unidade da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta terça-feira, 07, a visita de representantes do Hospital do Coração de São Paulo e do Ministério da Saúde. A visita de avaliação faz parte do Projeto de Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Âmbito Intra-Hospitalar desenvolvido em conjunto pelas duas instituições.

O Hospital e Maternidade Dona Iris é um dos doze hospitais de Goiás que têm acima de 100 leitos que foram convidados a participar. Dez profissionais do HMDI estão participando do curso que terá duração de nove meses e tem como objetivo desenvolver boas práticas e melhorias em relação à gestão, ao atendimento nas emergências, na regulação de pacientes e na referência e contra-referência do usuário.

Durante a visita os médicos orientadores do HCor e M.S conheceram quais as ações estão sendo colocadas em prática pelos profissionais do Hospital e Maternidade Dona Iris.

“Iniciamos a implantação dessas boas práticas pela urgência e emergência como modelo para ser implantado também em outras áreas como a internação, a UTI convencional, Projeto Cegonha por exemplo. Então esse projeto veio realmente fortalecer todos esses projetos que nós já temos” - explica a coordenadora técnica do HMDI, Heylla-Mar Costa da Silva.

Um dos orientadores do projeto, Morris Pimenta do HCor/MS, avaliou e aprovou o trabalho desenvolvido pela maternidade. “A maternidade é muito bem estruturada, é um excelente serviço para a população, acho que demonstrou claramente, bastante compromisso com o sistema de saúde e com a missão institucional. É muito bom visitar serviços tão estruturados quanto a Maternidade Dona Iris. Do ponto de vista da parceria do Hcor e do Ministério da Saúde para aprimoramento do desenvolvimento gerencial das unidades, o grupo está de parabéns, está mostrando bastante disposição e tem conseguido construir ações bastante relevantes para o aprimoramento do hospital. Tem bastante trabalho a ser feito, mas reforço o caráter propositivo e de uma certa forma bastante prático das pessoas que estão muito implicadas em fazer a diferença, acho que isso é a coisa mais importante”.

A Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, acompanhou a visita e ressaltou a importância de projetos como esse para realizar as mudanças necessárias para a o aprimoramento do fluxo de trabalho. “Quando temos o diagnóstico da situação podemos mudar o que não está bom e isso melhora qualquer processo de trabalho”.

Compartilhe: