JORNALISMO

Voltar
09/08/2018 | 13h39 | Lucas Lima, da editoria de Saúde

Operação recolhe cerca de 3 mil pneus na região Central de Goiânia


Lucas Lima

Ponto de coleta se concentrou na Praça do Trabalhador. Até dezembro a ação se repetirá em diferentes regiões da Capital

 

 

Durante a primeira Operação Cata Pneus do segundo semestre deste ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recolheu 3.145 pneus na região Central da Capital. Até o mês de dezembro a ação percorrerá todas as regiões do município com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

 

Nesta quarta-feira, 08, os agentes de combate às endemias percorreram 58 bairros da região de Campinas e Centro. Os pneus foram recolhidos em casas, lotes baldios e construções e levados até a Praça do Trabalhador. Dois caminhões foram carregados com o material. De janeiro a julho foram recolhidos 83 mil pneus em Goiânia. Já em 2017 foram 117 mil recolhidos em todo o município.

 

O diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Gildo de Paula, explicou que “os pneus quando são descartados de maneira incorreta acabam armazenando água e se tornam um potencial criadouro do mosquito, que escolhe o material para botar os ovos e disseminar a larva”.

 

A Operação realizada pela Prefeitura de Goiânia contribui para diminuir a infestação de larvas do mosquito Aedes, já que antes do trabalho, os pneus estavam no topo da lista dos locais em que mais se encontravam criadouros do vetor. “Hoje como resultado das ações, os pneus ocupam o décimo segundo lugar na lista dos criadouros onde mais se encontra larvas”, destaca o diretor da SMS.

Compartilhe: