JORNALISMO

Voltar
22/06/2017 | 13h18 | Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo

Sine Municipal emitirá Carteira de Trabalho no Mutirão da região Sul


Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo

O Sine Municipal emitirá, durante o Mutirão da região Sul neste sábado, 24, e domingo, 25, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Com a iniciativa, a Prefeitura de Goiânia objetiva facilitar a emissão do documento, que é obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço como trabalhador, seja na indústria, no comércio, na agricultura, ou mesmo de natureza doméstica. A estrutura do Mutirão será montada na Praça da Feira, Rua 2013, no Parque Atheneu.

Para emitir o documento é necessário apresentar um documento oficial de identificação civil, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Comprovante de residência com CEP e Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação obrigatória do estado civil. A foto será tirada na hora pelos atendentes do Sine Municipal.

 A ação da Prefeitura de Goiânia, de acordo com o gerente de Relações e Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, Diego Nunes, facilita a requisição do documento que garante direitos aos trabalhadores. “É por meio das anotações na Carteira de Trabalho que o empregado tem o registro de sua vida laboral. Essas informações são utilizadas para dar entrada ao seguro-desemprego, sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, e solicitar a aposentadoria”, explica. Segundo o gerente, com a emissão do documento no Mutirão, a gestão do prefeito Iris Rezende está prestando um serviço de cunho social. “Além da emissão, os atendentes do Sine Goiânia informam os cidadãos sobre as aplicabilidades da CPTS”, salienta.

Após a solicitação, o documento será entregue no prazo de 5 a 7 dias úteis na sede do Sine Municipal, localizado na Rua 4, no Edifício Parthenon Center, no Setor Central, das 07h30 às 18h.

Segundo Mutirão

Durante o Mutirão da Região Sul, a população terá acesso a atendimentos médicos, orientações jurídicas, cuidados com a beleza, atividades recreativas e educacionais, distribuição de mudas nativas do Cerrado, ações de educação ambiental, dentre outros serviços da administração municipal.

 Obras e serviços, conforme informa o coordenador do Mutirão, Aristóteles de Paula, integram o cronograma de ações e têm como objetivo “levar melhorias e qualidade de vida à população”. Ao todo, 17 instituições da rede municipal de educação recebem reformas e reparos na região. Sete unidades de Educação Infantil e dez do Fundamental passam por serviços como pintura em geral, revisão elétrica e hidráulica, limpeza geral, revisão de telhados, substituição de lâmpadas e vidros, capina e poda.

 As ações do Mutirão na região Sul começaram no início da semana.  Desde a última segunda-feira, 19, equipes da Secetaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) estão realizando intervenções na Avenida Barbosa Rodrigues (continuação da Avenida Pio Correia), no Jardim Mariliza. A via deve receber o asfalto novo nos próximos dias. No Cais Chácara do Governador, no bairro de mesmo nome, estão sendo realizados serviços de reforma, visando corrigir a deterioração do prédio, a fim de proporcionar mais dignidade à população.

 “A administração municipal vai atender 21 bairros nesta segunda frente de serviços e esperamos que este seja maior que o primeiro, que realizou 48 mil atendimentos. Além disso, esperamos realizar um Mutirão a cada 15 dias, contemplando os moradores de vários bairros da cidade”, pontua Aristóteles.

Compartilhe: