16/04/2018 | 14h52 | Roldão Barros

Reunião mensal pastoral discute a oração


Wagmar Alves

Evento reúne religiosos e leigos envolvidos nas diversas pastorais ligadas à Arquidiocese de Goiânia

 

Reunião mensal realizada no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), a reunião pastoral deste mês de abril teve como tema principal A oração e a pastoral, inspirado na exortação apostólica Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e Exultai), apresentada pelo Papa Francisco no último dia 9.

 

Constituído por cinco capítulos, o documento destaca o papel da oração constante e da adoração ao Santíssimo Sacramento.


O poder da oração

“Não é comum tratarmos esse tema alinhado à nossa ação”, diz o padre Luiz Henrique Brandão de Figueiredo, reitor Seminário Menor Arquidiocesano São João Paulo e palestrante da reunião. “No entanto, é um tema muito próprio da nossa vida cristã e que está intimamente ligado à nossa ação pastoral”, alerta. “Comumente pensamos na ação pastoral como atividade externa, mas existe uma dimensão muito importante que é a interna. Deus trabalha no coraçaõ dos homens, os despetam Nele para a acolhida ao próximo, à comunidade”, esclarece.

 

Ao destacar a importância de trabalhar seu interior para a efetivação da ação pastoral fundada em Cristo, o palestrante trabalhou com os participantes os entendimentos trazidos pela Igreja sobre a oração. “Não existe um jeito perfeito de falar da oração. Na minha experiência, as respostas para ‘o que é a oração’ são sempre diversas, mas é uma pergunta que a Igreja também já se fez”, explica.


As reuniões

Iniciadas no episcopado de dom Fernando Gomes dos Santos, no final da década de 1950, as reuniões mensais da pastoral trazem uma temática pautada pela Igreja. Ela é aberta a religiosos e leigos envolvidos nas mas diversas pastorais ou que queiram aprofundar e participar mais ativamente da fé católica.

Compartilhe: